segunda-feira, 12 de novembro de 2012
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Link para Download do video Supertop
Copie e cole o link acima na barra de endereço de seu navegador, aguarde o termino do timer que vai aparecer na pagina e depois é só mandar efetuar o download, lembrando que não pode utilizar acelerador somente o programa do seu proprio navegador.
sexta-feira, 11 de maio de 2012
terça-feira, 10 de abril de 2012
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Aloe Vera
Ciência e Saúde
“Vocês me perguntam quais eram as forças secretas
que me sustentaram durante minhas longas jornadas.
Bem, foi a minha fé inabalável em Deus, meu simples
e moderado estilo de vida, e o Aloe, cujos benefícios eu
descobri quando cheguei na África no final do século XIX”.
(Mahatma Gandhi)
1. O QUE É, AFINAL, ALOE VERA?
Conhecida por sua beleza misteriosa, sua elegância selvagem, suas propriedades terapêuticas legendárias, Aloe Vera foi considerada como divindade em algumas civilizações.
Hoje, em toda, Europa o fenômeno conquista milhares de pessoas, fascinadas pelas propriedades terapêuticas desta planta e seu extrato!
“Sabe-se hoje que o ALOE VERA promove a completa LIMPEZA dos CAPILARES, os menores vasos circulatórios do nosso corpo, recuperando a circulação de todas as células, revivendo o nosso corpo e reativando todas as funções!”
2. HISTÓRICO
Chamada de "A planta da Saúde e Beleza", "Planta das Queimaduras", "Planta dos Primeiros Socorros" e, também, "Planta dos Milagres", obteve o seu primeiro registro histórico em 1500 aC no Papyrus Ebers. Estes documentos egípcios detalhavam minuciosamente o valor medicinal do Aloe Vera
Na Grécia Antiga
Considerada a planta cujo sangue oferecia a beleza, a saúde e a eternidade. A chamavam de a "Planta da Imortalidade". O autor do Herbário Grego, DIOSCORIDES (41-48 d.C.), fala que a planta tem o poder de "induzir ao sono, fortificar o corpo, diminuir a barriga e limpar o estômago".
Na Antiga China
Para os imperadores da China mística, os espinhos curativos do Aloe personificavam as unhas sagradas da divindade e eles a chamavam "Lu-Hui", considerada boa para a saúde, felicidade, amor, longevidade e potência sexual.
Na Índia
Era chamado “Cetro Divino" (as folhas apontavam para o céu).
Na América
Os índios americanos a chamavam de "A Varinha de Condão Celestial" e fazia parte das 16 plantas sagradas adoradas como deuses.
No Japão
A chamavam de "Isha Irasu", que significa: "não necessita de médico".
Na África
As tribos africanas, durante as epidemias de gripe, banhavam-se em infusões de Aloe para eliminar os germes.
Na Bíblia
Até na Bíblia, ela é mencionada em João 19:39.
No Brasil
O Aloe Vera, muito conhecida no Brasil pelo nome de "babosa", é uma planta pertencente à família das liliáceas. A planta é conhecida e usada há séculos devido às suas propriedades medicinais ligadas à beleza, saúde e cuidados da pele e cabelos.
É sem dúvida a planta da saúde e da beleza. Muitos personagens importantes da nossa história, como Cleopatra, Alexandre o Grande, Cristóvão Colombo e outros já eram admiradores do Aloe!
3. FUNCIONAMENTO
Um time da vida
O Aloe Vera funciona porque fornece um rico coquetel de elementos nutricionais que combinando sua ação e equilíbrio produz um efeito muito mais poderoso do que aquele que seria esperado se os elementos estivessem separados individualmente. Isso ocorre porque eles trabalham como um time, intensificando os efeitos de cada um, conhecido como sinergia. Aloe também tem propriedades adaptogênicas, o que significa que é uma substância que aumenta a resistência do organismo contra problemas como infecções ou stress.
Onde o Aloe funciona?
Pelas suas qualidades nutricionais e antioxidantes, o Aloe Vera ajuda a prevenir feridas no tecido epitelial e, quando ele está danificado, auxilia na sua regeneração. A qualidade Antioxidante luta contra os radicais livres, os componentes instáveis produzidos pelo metabolismo e encontrado em poluentes ambientais, que são causadores de vários males incluindo câncer e o processo de envelhecimento.
Como funciona?
A ação de seu antiinflamatório natural e antimicrobial combinados com seus elementos nutricionais promovem o crescimento celular e, portanto, ajudam a reverter o processo inflamatório. Contudo, não somente útil para pessoas com problemas. A maioria das pessoas, ao tomar Aloe Vera, demonstra uma grande sensação de bem estar, ou seja, sentem-se melhor ou mostram-se mais calmas e menos ansiosas.
Conclusão
Aloe Vera não é uma solução para todas as doenças e não há mágica nela. Ela funciona primariamente nas duas áreas já mencionadas: tecidos epiteliais e sistema imunológico. Isso é largamente registrado por casos evidenciados por milhares de pessoas através dos séculos que relataram os vários benefícios em problemas de pele como eczemas, psoríase, úlceras, queimaduras, acne e picadas de insetos. Também acharam o alívio em doenças intestinais como colite, diverticolite e síndrome do cólon irritado. Outras condições resultantes de uma desordem no sistema imunológico como artrites, asma, síndrome de fadiga pós-viral e lúpus eritematoso, apresentaram melhora depois da ingestão regular do gel do Aloe Vera. Aloe Vera, portanto, tem um papel complementar a cumprir no tratamento de várias condições.
4. OS SEGREDOS DO ALOE
A planta, "Curandeiro Silencioso da Natureza" ou “Imperatriz das Plantas”, é uma farmácia numa única planta.
Existem cerca de 300 espécies de Aloe já descritas, mas algumas são mais nutritivas e eficazes do que outras, sendo a "barbadensis” (miller ou linne) a espécie considerada mais benéfica.
Apesar de muitos anos da utilização da resina obtida das folhas de Aloe Vera, seu consumo era reduzido, pois o gel rapidamente sofria processo de oxidação perdendo parte de suas propriedades.
Só recentemente foi possível estabilizar o gel e conservá-lo através de processos naturais a frio, preservando as Qualidades dos princípios ativos existentes, naturais e antioxidantes que garantem a integridade das propriedades físico-químicas do Aloe Vera.
5. EFICÁCIA
Composição
Inúmeros estudos sobre Aloe Vera foram realizados por renomadas instituições científicas e docentes como:
• Instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califórnia;
• Instituto Weisman de Israel,
• Universidade de Oklahoma.
Os estudos científicos comprovam a eficácia do Aloe Vera com ação:
• antibiótica,
• antiinflamatória,
• adstringente,
• coagulante,
• inibidora da dor,
• estimulante do crescimento celular,
• energética,
• nutritiva,
• digestiva,
• desintoxicante,
• cicatrizante,
• hidratante.
Propriedades do Aloe Vera comprovadas em todo o Mundo:
1. Função inibidora da dor: Reduz a dor ao ser aplicada no local do ferimento devido à sua grande capacidade de penetração, a qual não é encontrada na maioria de outros produtos. O Aloe Vera bloqueia a dor nas camadas mais profundas da pele, devido a seus componentes ativos e a seu poder antiinflamatório e penetrante;
2. Ação Antiinflamatória: Tem uma ação similar a dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca. Por esta razão, pode utilizar-se em vários transtornos inflamatórios. Um ponto importante a recordar é que o Aloe Vera não contém cortisona, mas contém enzimas e outros elementos que a tornam altamente antiinflamatória, sendo muito útil em problemas como Bursites, Artrites,Reumatismo, etc;
3. Ação Coagulante: Como o Aloe Vera contém alto conteúdo de cálcio e potássio, provoca a formação de uma rede de fibras que agrupam os eritrócitos do sangue, auxiliando assim na coagulação e na cicatrização necessária. O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processo de cicatrização;
4. Ação Queratolítica: Faz com que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas. Permite que exista também um maior fluxo sangüíneo através de veias e artérias, livrando-as de pequenos coágulos;
5. Ação Antibiótica: Sua capacidade bacteriostática, bactericida, fungistática e antiviral elimina os microrganismos que causam doenças inibindo sua ação daninha. Comprovou-se que o Aloe Vera inibe a ação destruidora de muitas bactérias, como a Salmonella e os Staphylococcus que produzem o pus. Combate, principalmente, os vírus e bactérias das vias respiratórias como: bronquite, rinite, resfriados, tuberculose e infecções em geral;
6. Ação Regeneradora Celular: Possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células eliminando as células velhas. Graças à presença de cálcio, que regula a passagem dos líquidos nestas células, no Aloe Vera, as células podem manter o seu equilíbrio interno e externo, proporcionando, assim, melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo;
7. Ação Revigorante: Ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, auxilia na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido a seu conteúdo de vitamina C, produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. A vitamina C não é produzida pelo organismo, por isso temos de buscá-la externamente. Esta vitamina é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, do aparelho circulatório e digestivo, intervindo na prevenção da maioria das enfermidades. Revigora o apetite sexual, combate a fadiga, o estresse, a depressão, anemia, diabetes, falta de memória, revigorando o corpo todo e revitalizando-o. Não influencia na qualidade ou intensidade do sono;
8. Ação Digestiva: Contém grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo. Estimula a movimentação dos órgãos digestivos, cujo mal funcionamento causa: azia, enxaqueca, pele ressecada, queda de cabelo, gases, diverticolite, etc;
9. Ação Desintoxicante: Devido ao potássio que o Aloe Vera contém, melhora e estimula o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação. O Aloe Vera contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas a nível celular;
10. Ação Reidratante da pele: Penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece nos casos de queimaduras, fissuras, cortes, perdas de tecidos, etc;
11. Ação Nutritiva: A ação nutritiva do Aloe Vera vem dos aminoácidos (componentes das proteínas) que o organismo necessita para a formação de células e tecidos. Além disso, contém enzimas necessárias ao processamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no estômago e intestinos;
12. Ação Transportadora: É um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinada. Esta é a razão pela qual existem milhares de produtos cosméticos e medicinais com Aloe Vera.
CIENTIFICAMENTE COMPROVADO NO COMBATE A PATOLOGIAS
Atualmente, o Aloe VERA é um dos fitoterápicos sobre o qual existe maior quantidade de pesquisas científicas comprovando sua eficiência, sendo resoluto no caso de diversas patologias em seres humanos.
• O Aloe no tratamento do câncer e da aids
O suco Aloe Vera, contém alto teor de uma substância denominada Acemannan. Sua estrutura química é representada por uma longa cadeia em forma de sacarídeo (açúcar) e pertence ao grupo dos mucopolissacarídeos. Acemannan é uma substância produzida pelo nosso corpo até a puberdade. Após esta fase precisa ser absorvida através da alimentação. É parte constitutiva de todas as membranas celulares e sua presença é o que faz aumentar a resistência imunológica do organismo contra parasitas, vírus, fungos e bactérias causadores de enfermidades. É a base de todas as células do tecido conjuntivo, inclusive a pele, as mucosas, os tendões, articulações, as cartilagens e a parte de que se originam os ossos.
Acemannan é particularmente essencial ao perfeito funcionamento do líquido sinovial, substância do organismo presente nas articulações. Pode prevenir a ocorrência de afecções como a artrite e, em casos agudos, pode curar. Promove a absorção de água e nutrição do trato digestivo.
Relatório de pesquisa em "Health Consciousness" (vol.13, no. 1/1992) do Dr. John C. Pittman:
O Acemannan possui propriedades antivirais, antibacterianas e antimicóticas, que podem ajudar a:
• Controlar infestações por Cândida e estabilizar a flora bacteriana dos órgãos digestivos;
• Estimular a movimentação dos órgãos digestivos e contribui para a eliminação, pelo intestino grosso, de proteínas estranhas, causadora de alergias;
• Ativar e estimular macrófagos, monócitos, anticorpos e também linfócitos T (células cujo papel é aumentar a resistência imunológica do organismo) por ter efeito direto sobre as células do sistema imunológico.
• Servir de ponte entre proteínas estranhas e macrófagos (células matadoras) e favorecer enormemente a captação de proteínas estranhas pelos macrófagos.
Esta função de ponte funciona como chave para o fortalecimento imunológico do núcleo celular, que em infecções por HIV estão em quantidade insuficiente.
Em resumo:
Células protegidas pela presença de Acemannan não mais podem ser destruídas pelos vírus agressivos da AIDS. Os leucócitos recebem da Acemannan a mesma proteção.
Acemannan quebra a capa das proteínas de células cancerosas. Células defensoras podem agredir e eliminar efetivamente células tumorais.
Acemannan protege a medula contra prejuízos causados por venenos químicos e drogas impregnadoras.
Por estar presente na membrana celular, Acemannan pode
proporcionar esta abrangente função imunológica propícia, a um só tempo, tanto a desintoxicação como a atividade preventiva contra doenças. Uma melhor desintoxicação influencia todo o corpo, e tem como conseqüência enorme energização.
Mais Informações IMPORTANTES:
Dr. Hendersen fala sobre Aloe:
• "... utilizei durante doze anos, tanto em mim como em meus pacientes, conseguindo sem nenhuma exceção incrementar a qualidade de vida.
Um dos principais motivos pelos quais se conhece Aloe Vera é pelo seu grande poder de aliviar a dor.
Aloe Vera penetra nas camadas profundas da pele, tranquiliza os nervos e reduz a inflamação.
Aloe Vera é um anti-inflamatório, e é por isso que as pessoas obtêm bons resultados com o consumo de Aloe quando têm doenças inflamatórias tais como artrite...
Aloe Vera contém um ingrediente que permite que o organismo elimine o colesterol.
Aloe limpa e purifica o fígado, é um excelente coagulante em corte e ferida, é um regenerador celular, tem efeito antibiótico...
Por exemplo, em um corte, Aloe penetra na ferida e a fecha de dentro para fora. Os hospitais americanos que utilizam Aloe estão obtendo um tempo de cura de até 50% mais rápido que os outros.”
• Terapias de câncer, quimioterapia e radioterapia:
Os pacientes que usam Aloe Vera normalmente não apresentam perda de cabelo, não ficam doentes durante a terapia e respondem muito mais rápido ao tratamento.
• Queimaduras:
Quando aplicadas em feridas e queimaduras, penetra na pele e restitui os fluidos sem impedir que a oxigenação chegue até a ferida, acelera o processo de cura e reduz o tamanho da cicatriz.
• Úlcera:
Aloe destrói a bactéria que causa a úlcera péptica em 92 % dos casos.
• Indicação de Tratamentos:
Analgésico, afta, asma, anemia, abscessos, acne, alergias, amigdalite, arteriosclerose, artrite, artrose, asma, arritmia cardíaca, cicatrização, câncer, combate os efeitos colaterais da rádio e da quimioterapia, cólicas, câimbras, catarata, cistite, colite, cabelos quebradiços e frágeis, diabetes (o Aloe baixa a glicose no sangue em até 70% dos casos, portanto muita atenção para a taxa de glicose, pois não permanece a mesma) depressão, doenças de pele, depuração do sangue, dor de cabeça, derrame cerebral, doenças do coração em geral, doença dos olhos, doenças femininas ( útero e ovários), diminui a fome, eczemas, erisipela, escaras,febre, feridas venéreas, função renal, fadiga, fibromialgia, furúnculos ,gripes, gastrite, úlceras, gota, hemorróidas, hepatite, cirrose, herpes, hidratação da pele, hipertensão arterial, infecções da bexiga, impotência (Viagra), leucemia, mal de Parkinson, mau hálito, neurites(inflamação dos nervos),normalização do ciclo menstrual, otite, pé de atleta,picadas e mordidas de insetos e animais, prisão de ventre, purificados, psoríase, queimaduras, resfriados, redução do nível de colesterol, reumatismo, sangramento da gengiva, sinusite, tuberculose, úlceras de duodeno , úlceras no estômago( pépticas), urticária, varizes, vermes, etc...
Resumo das propriedades do Aloe:
1. É um limpador natural devido à presença de Saponinas;
2. Penetra no tecido graças ao conteúdo de Lignina;
3. Alivia a dor dos tecidos na zona onde é aplicada, mesmo nas camadas mais profundas;
4. É bacterecida, viricida, fungicida, quando usada em grande concentração em contato com os agentes;
5. Reduz hemorragias;
6. É excelente anti-inflamatório;
7. Age como anti-prurítico fazendo desaparecer o prurido e o ardor;
8. É um hidratante natural da pele;
9. Ajuda a manter o fluxo sangüineo, dilatando os capilares;
10. Eficaz contra cepas virulentas de triconomas vaginais.
11. Excelente anti-séptico e analgésico;
12. Tem efeito antitóxico. Conforme informação do Dr. Steimberg ao Departamento de Venenos, o Aloe aumenta as reservas do corpo para neutralizar distintos venenos neurotóxicos e necrotizantes;
13. Proporciona uma ampla variedade de vitaminas, minerais,
enzimas e aminoácidos, tanto os essenciais como os secundários.
6. A FÓRMULA SECRETA
Embora os cientistas não tenham descoberto ainda todos os segredos do funcionamento do Aloe Vera, eles sabem que é a "mistura específica dos ingredientes" no Aloe Vera que é responsável em dar a planta seu alto teor de poderes curativos.
O principal polissacarídeo presente foi determinado que é um Glucomanann (fibra vegetal). É provável que as propriedades benéficas do extrato do gel não sejam somente devidas aos polissacarídeos, mas mais propriamente a um efeito sinergético destes componentes com outras substâncias presentes, tais como as que encontramos dentro de uma folha de Aloe.
Uma planta COMPLETA:
São mais de 300 diferentes substâncias vitais como:
1. Vitaminas e Sais minerais:
Vitamina A, excelente para a visão, cabelo e pele.
Vitaminas B1, B5, B6 e B12, ótimas para o Sistema Nervoso Central e periférico. Ajudam no metabolismo de gordura e proteína e ajudam a sintetizar anticorpos.
Vitamina C, responsável pelo fortalecimento do Sistema Circulatório, promovendo com isto uma boa circulação, evitando o cansaço, a gripe e o envelhecimento precoce.
Vitamina E, combate o envelhecimento.
Potássio, colabora para a manutenção do ritmo cardíaco, além de estimular as funções renais, necessário para a atividade muscular normal.
Cálcio, faz ativação de enzimas, formação de ossos e dentes, contribui para a coagulação do sangue e contração muscular.
Sódio, trabalhando junto com o potássio, estabiliza o nível de hidratação do organismo.
Cobre, importante para a absorção de ferro e formação de células vermelhas do sangue.
Zinco, necessário aos tecidos cerebrais.
Ferro, produção de glóbulos vermelhos, ajuda na coagulação do sangue, mantém o equilíbrio interno do organismo, produz energia e leva às células o oxigênio que os pulmões respiram.
Magnésio, é constituinte do osso e regula as funções musculares.
Manganês, ajuda na formação de ossos, cartilagem e sangue.
*Cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, zinco que, combinados entre si, são essenciais para uma boa saúde.
2. Enzimas (aliase, alcalinase, fosfatase, amilase, carboxipeptidase, catalase, celulase, lipase e peroxidase).
Atuam nos processos digestivos, acelerando o metabolismo e, portanto, favorecendo a eliminação de toxinas, colesterol e obesidade.
3. Aminoácidos: O corpo humano precisa de 22 aminoácidos, os construtores das proteínas, e o Aloe possui 20 deles. E mais importante ainda, é que ele fornece 7 dos 8 aminoácidos considerados essenciais que não podem ser produzidos pelo corpo e por isso precisam ser adquiridos diariamente pois eles regeneram e recuperam os tecidos.
4. Hormônios (auxinas e giberilinas)
Auxiliam na cicatrização e ação antiinflamatória.
5. Princípios ativos fitoterápicos tais como Lignina.
Lignina é um polímero de alto poder de penetração, hidratação e nutrição da pele.
6. Complexos antraquinônicos (aloe emodim, ácido aloético, antracina, antranol, barbaloin, ácido crisofônico, óleo etéreo, éster do ácido cinamônico, isobarbaloin e resistanol) que agem como analgésico, anti-inflamatório nas dores de coluna e dores em geral. Possui atividade antibacteriana, fungicida e antiviral.
7. Saponinas (glicosídeos) com ação anti-séptica e de limpeza, é uma substância que aplica uma potente função antimicrobial contra as bactérias, vírus e fungos como cândida e micoses.
8. Açúcares (mono e polissacarídeos) com ação antiinflamatória e a Acemanann que ativa o sistema imunológico na defesa de vírus, bactérias e poluição ambiental.
9. Esteróides (fornece 4 principais esteróides de plantas: colesterol, campesterol, lupeol e Beta sitosterol) que são agentes antiinflamatórios e o lupeol também possui propriedades anti-sépticas e analgésicas.
10. Sais Minerais: possui 9 minerais: magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, potássio, ferro e sódio, essenciais para a boa saúde e que, combinados com outras vitaminas, melhora seu desempenho.
7. SUGESTÃO DE CONSUMO:
Tomar 25ml, 2 vezes ao dia. Para a cura, iniciar o uso de 3 vezes ao dia de preferência em jejum ou se preferir 1 a 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia.
Se for usado para amigdalite, afta, herpes, gengivite: deverá ser feito bochechos e gargarejo.
Crianças: meia dose (15ml) cedo, ou 1 colher de sobremesa 3 vezes ao dia
Precauções:
Alergias: Menos de 1% das pessoas são alérgicas ao Aloe Vera . Para testar basta aplicar um pouquinho do gel mantendo por dois minutos sobre a pele atrás da orelha. Se neste local surgir uma mancha avermelhada ou coceira a pessoa é alérgica, e não deverá de maneira nenhuma utilizar o aloe.
ALOÍNA: Aloína é uma substância bem próxima à casca da planta que em muitos casos provoca diarréia e dá ao gel um sabor amargo. Graças à evolução na extração do gel, hoje, a tecnologia nos permite separar e rejeitar essa substância. Produtos caseiros, por não passarem por testes em laboratório, sempre contém uma quantidade de Aloína, o que causa efeitos indesejáveis.
Para se certificar de que está tomando um suco de Aloe de perfeita qualidade, procure produtos industrializados que não contenham aloína e que não passem por processos de aquecimento, pois isso causa a perda de muitas substâncias importantes para sua saúde.
Consulte um médico sempre que houver necessidade. Não interrompa seu tratamento com medicamentos por conta própria. Lembramos que Aloe Vera não é um medicamento, e, portanto não deve ser usado para este fim.
Ciência e Saúde
“Vocês me perguntam quais eram as forças secretas
que me sustentaram durante minhas longas jornadas.
Bem, foi a minha fé inabalável em Deus, meu simples
e moderado estilo de vida, e o Aloe, cujos benefícios eu
descobri quando cheguei na África no final do século XIX”.
(Mahatma Gandhi)
1. O QUE É, AFINAL, ALOE VERA?
Conhecida por sua beleza misteriosa, sua elegância selvagem, suas propriedades terapêuticas legendárias, Aloe Vera foi considerada como divindade em algumas civilizações.
Hoje, em toda, Europa o fenômeno conquista milhares de pessoas, fascinadas pelas propriedades terapêuticas desta planta e seu extrato!
“Sabe-se hoje que o ALOE VERA promove a completa LIMPEZA dos CAPILARES, os menores vasos circulatórios do nosso corpo, recuperando a circulação de todas as células, revivendo o nosso corpo e reativando todas as funções!”
2. HISTÓRICO
Chamada de "A planta da Saúde e Beleza", "Planta das Queimaduras", "Planta dos Primeiros Socorros" e, também, "Planta dos Milagres", obteve o seu primeiro registro histórico em 1500 aC no Papyrus Ebers. Estes documentos egípcios detalhavam minuciosamente o valor medicinal do Aloe Vera
Na Grécia Antiga
Considerada a planta cujo sangue oferecia a beleza, a saúde e a eternidade. A chamavam de a "Planta da Imortalidade". O autor do Herbário Grego, DIOSCORIDES (41-48 d.C.), fala que a planta tem o poder de "induzir ao sono, fortificar o corpo, diminuir a barriga e limpar o estômago".
Na Antiga China
Para os imperadores da China mística, os espinhos curativos do Aloe personificavam as unhas sagradas da divindade e eles a chamavam "Lu-Hui", considerada boa para a saúde, felicidade, amor, longevidade e potência sexual.
Na Índia
Era chamado “Cetro Divino" (as folhas apontavam para o céu).
Na América
Os índios americanos a chamavam de "A Varinha de Condão Celestial" e fazia parte das 16 plantas sagradas adoradas como deuses.
No Japão
A chamavam de "Isha Irasu", que significa: "não necessita de médico".
Na África
As tribos africanas, durante as epidemias de gripe, banhavam-se em infusões de Aloe para eliminar os germes.
Na Bíblia
Até na Bíblia, ela é mencionada em João 19:39.
No Brasil
O Aloe Vera, muito conhecida no Brasil pelo nome de "babosa", é uma planta pertencente à família das liliáceas. A planta é conhecida e usada há séculos devido às suas propriedades medicinais ligadas à beleza, saúde e cuidados da pele e cabelos.
É sem dúvida a planta da saúde e da beleza. Muitos personagens importantes da nossa história, como Cleopatra, Alexandre o Grande, Cristóvão Colombo e outros já eram admiradores do Aloe!
3. FUNCIONAMENTO
Um time da vida
O Aloe Vera funciona porque fornece um rico coquetel de elementos nutricionais que combinando sua ação e equilíbrio produz um efeito muito mais poderoso do que aquele que seria esperado se os elementos estivessem separados individualmente. Isso ocorre porque eles trabalham como um time, intensificando os efeitos de cada um, conhecido como sinergia. Aloe também tem propriedades adaptogênicas, o que significa que é uma substância que aumenta a resistência do organismo contra problemas como infecções ou stress.
Onde o Aloe funciona?
Pelas suas qualidades nutricionais e antioxidantes, o Aloe Vera ajuda a prevenir feridas no tecido epitelial e, quando ele está danificado, auxilia na sua regeneração. A qualidade Antioxidante luta contra os radicais livres, os componentes instáveis produzidos pelo metabolismo e encontrado em poluentes ambientais, que são causadores de vários males incluindo câncer e o processo de envelhecimento.
Como funciona?
A ação de seu antiinflamatório natural e antimicrobial combinados com seus elementos nutricionais promovem o crescimento celular e, portanto, ajudam a reverter o processo inflamatório. Contudo, não somente útil para pessoas com problemas. A maioria das pessoas, ao tomar Aloe Vera, demonstra uma grande sensação de bem estar, ou seja, sentem-se melhor ou mostram-se mais calmas e menos ansiosas.
Conclusão
Aloe Vera não é uma solução para todas as doenças e não há mágica nela. Ela funciona primariamente nas duas áreas já mencionadas: tecidos epiteliais e sistema imunológico. Isso é largamente registrado por casos evidenciados por milhares de pessoas através dos séculos que relataram os vários benefícios em problemas de pele como eczemas, psoríase, úlceras, queimaduras, acne e picadas de insetos. Também acharam o alívio em doenças intestinais como colite, diverticolite e síndrome do cólon irritado. Outras condições resultantes de uma desordem no sistema imunológico como artrites, asma, síndrome de fadiga pós-viral e lúpus eritematoso, apresentaram melhora depois da ingestão regular do gel do Aloe Vera. Aloe Vera, portanto, tem um papel complementar a cumprir no tratamento de várias condições.
4. OS SEGREDOS DO ALOE
A planta, "Curandeiro Silencioso da Natureza" ou “Imperatriz das Plantas”, é uma farmácia numa única planta.
Existem cerca de 300 espécies de Aloe já descritas, mas algumas são mais nutritivas e eficazes do que outras, sendo a "barbadensis” (miller ou linne) a espécie considerada mais benéfica.
Apesar de muitos anos da utilização da resina obtida das folhas de Aloe Vera, seu consumo era reduzido, pois o gel rapidamente sofria processo de oxidação perdendo parte de suas propriedades.
Só recentemente foi possível estabilizar o gel e conservá-lo através de processos naturais a frio, preservando as Qualidades dos princípios ativos existentes, naturais e antioxidantes que garantem a integridade das propriedades físico-químicas do Aloe Vera.
5. EFICÁCIA
Composição
Inúmeros estudos sobre Aloe Vera foram realizados por renomadas instituições científicas e docentes como:
• Instituto de Ciências e Medicina Linus Pauling, de Palo Alto, Califórnia;
• Instituto Weisman de Israel,
• Universidade de Oklahoma.
Os estudos científicos comprovam a eficácia do Aloe Vera com ação:
• antibiótica,
• antiinflamatória,
• adstringente,
• coagulante,
• inibidora da dor,
• estimulante do crescimento celular,
• energética,
• nutritiva,
• digestiva,
• desintoxicante,
• cicatrizante,
• hidratante.
Propriedades do Aloe Vera comprovadas em todo o Mundo:
1. Função inibidora da dor: Reduz a dor ao ser aplicada no local do ferimento devido à sua grande capacidade de penetração, a qual não é encontrada na maioria de outros produtos. O Aloe Vera bloqueia a dor nas camadas mais profundas da pele, devido a seus componentes ativos e a seu poder antiinflamatório e penetrante;
2. Ação Antiinflamatória: Tem uma ação similar a dos esteróides como a cortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca. Por esta razão, pode utilizar-se em vários transtornos inflamatórios. Um ponto importante a recordar é que o Aloe Vera não contém cortisona, mas contém enzimas e outros elementos que a tornam altamente antiinflamatória, sendo muito útil em problemas como Bursites, Artrites,Reumatismo, etc;
3. Ação Coagulante: Como o Aloe Vera contém alto conteúdo de cálcio e potássio, provoca a formação de uma rede de fibras que agrupam os eritrócitos do sangue, auxiliando assim na coagulação e na cicatrização necessária. O cálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processo de cicatrização;
4. Ação Queratolítica: Faz com que a pele danificada ou ferida se desprenda, havendo uma renovação de tecidos com células novas. Permite que exista também um maior fluxo sangüíneo através de veias e artérias, livrando-as de pequenos coágulos;
5. Ação Antibiótica: Sua capacidade bacteriostática, bactericida, fungistática e antiviral elimina os microrganismos que causam doenças inibindo sua ação daninha. Comprovou-se que o Aloe Vera inibe a ação destruidora de muitas bactérias, como a Salmonella e os Staphylococcus que produzem o pus. Combate, principalmente, os vírus e bactérias das vias respiratórias como: bronquite, rinite, resfriados, tuberculose e infecções em geral;
6. Ação Regeneradora Celular: Possui o hormônio que acelera o crescimento de novas células eliminando as células velhas. Graças à presença de cálcio, que regula a passagem dos líquidos nestas células, no Aloe Vera, as células podem manter o seu equilíbrio interno e externo, proporcionando, assim, melhor saúde celular a todos os tecidos do corpo;
7. Ação Revigorante: Ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, isto é, auxilia na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido a seu conteúdo de vitamina C, produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular. A vitamina C não é produzida pelo organismo, por isso temos de buscá-la externamente. Esta vitamina é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, do aparelho circulatório e digestivo, intervindo na prevenção da maioria das enfermidades. Revigora o apetite sexual, combate a fadiga, o estresse, a depressão, anemia, diabetes, falta de memória, revigorando o corpo todo e revitalizando-o. Não influencia na qualidade ou intensidade do sono;
8. Ação Digestiva: Contém grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo. Estimula a movimentação dos órgãos digestivos, cujo mal funcionamento causa: azia, enxaqueca, pele ressecada, queda de cabelo, gases, diverticolite, etc;
9. Ação Desintoxicante: Devido ao potássio que o Aloe Vera contém, melhora e estimula o fígado e os rins, que são os principais órgãos de desintoxicação. O Aloe Vera contém ácido urônico, o qual elimina as toxinas a nível celular;
10. Ação Reidratante da pele: Penetra profundamente na pele e restitui os líquidos perdidos, além de restaurar os tecidos danificados de dentro para fora, como acontece nos casos de queimaduras, fissuras, cortes, perdas de tecidos, etc;
11. Ação Nutritiva: A ação nutritiva do Aloe Vera vem dos aminoácidos (componentes das proteínas) que o organismo necessita para a formação de células e tecidos. Além disso, contém enzimas necessárias ao processamento dos carboidratos, gorduras e proteínas no estômago e intestinos;
12. Ação Transportadora: É um veículo perfeito para transportar profundamente para dentro da pele outras substâncias ou elementos aos quais está combinada. Esta é a razão pela qual existem milhares de produtos cosméticos e medicinais com Aloe Vera.
CIENTIFICAMENTE COMPROVADO NO COMBATE A PATOLOGIAS
Atualmente, o Aloe VERA é um dos fitoterápicos sobre o qual existe maior quantidade de pesquisas científicas comprovando sua eficiência, sendo resoluto no caso de diversas patologias em seres humanos.
• O Aloe no tratamento do câncer e da aids
O suco Aloe Vera, contém alto teor de uma substância denominada Acemannan. Sua estrutura química é representada por uma longa cadeia em forma de sacarídeo (açúcar) e pertence ao grupo dos mucopolissacarídeos. Acemannan é uma substância produzida pelo nosso corpo até a puberdade. Após esta fase precisa ser absorvida através da alimentação. É parte constitutiva de todas as membranas celulares e sua presença é o que faz aumentar a resistência imunológica do organismo contra parasitas, vírus, fungos e bactérias causadores de enfermidades. É a base de todas as células do tecido conjuntivo, inclusive a pele, as mucosas, os tendões, articulações, as cartilagens e a parte de que se originam os ossos.
Acemannan é particularmente essencial ao perfeito funcionamento do líquido sinovial, substância do organismo presente nas articulações. Pode prevenir a ocorrência de afecções como a artrite e, em casos agudos, pode curar. Promove a absorção de água e nutrição do trato digestivo.
Relatório de pesquisa em "Health Consciousness" (vol.13, no. 1/1992) do Dr. John C. Pittman:
O Acemannan possui propriedades antivirais, antibacterianas e antimicóticas, que podem ajudar a:
• Controlar infestações por Cândida e estabilizar a flora bacteriana dos órgãos digestivos;
• Estimular a movimentação dos órgãos digestivos e contribui para a eliminação, pelo intestino grosso, de proteínas estranhas, causadora de alergias;
• Ativar e estimular macrófagos, monócitos, anticorpos e também linfócitos T (células cujo papel é aumentar a resistência imunológica do organismo) por ter efeito direto sobre as células do sistema imunológico.
• Servir de ponte entre proteínas estranhas e macrófagos (células matadoras) e favorecer enormemente a captação de proteínas estranhas pelos macrófagos.
Esta função de ponte funciona como chave para o fortalecimento imunológico do núcleo celular, que em infecções por HIV estão em quantidade insuficiente.
Em resumo:
Células protegidas pela presença de Acemannan não mais podem ser destruídas pelos vírus agressivos da AIDS. Os leucócitos recebem da Acemannan a mesma proteção.
Acemannan quebra a capa das proteínas de células cancerosas. Células defensoras podem agredir e eliminar efetivamente células tumorais.
Acemannan protege a medula contra prejuízos causados por venenos químicos e drogas impregnadoras.
Por estar presente na membrana celular, Acemannan pode
proporcionar esta abrangente função imunológica propícia, a um só tempo, tanto a desintoxicação como a atividade preventiva contra doenças. Uma melhor desintoxicação influencia todo o corpo, e tem como conseqüência enorme energização.
Mais Informações IMPORTANTES:
Dr. Hendersen fala sobre Aloe:
• "... utilizei durante doze anos, tanto em mim como em meus pacientes, conseguindo sem nenhuma exceção incrementar a qualidade de vida.
Um dos principais motivos pelos quais se conhece Aloe Vera é pelo seu grande poder de aliviar a dor.
Aloe Vera penetra nas camadas profundas da pele, tranquiliza os nervos e reduz a inflamação.
Aloe Vera é um anti-inflamatório, e é por isso que as pessoas obtêm bons resultados com o consumo de Aloe quando têm doenças inflamatórias tais como artrite...
Aloe Vera contém um ingrediente que permite que o organismo elimine o colesterol.
Aloe limpa e purifica o fígado, é um excelente coagulante em corte e ferida, é um regenerador celular, tem efeito antibiótico...
Por exemplo, em um corte, Aloe penetra na ferida e a fecha de dentro para fora. Os hospitais americanos que utilizam Aloe estão obtendo um tempo de cura de até 50% mais rápido que os outros.”
• Terapias de câncer, quimioterapia e radioterapia:
Os pacientes que usam Aloe Vera normalmente não apresentam perda de cabelo, não ficam doentes durante a terapia e respondem muito mais rápido ao tratamento.
• Queimaduras:
Quando aplicadas em feridas e queimaduras, penetra na pele e restitui os fluidos sem impedir que a oxigenação chegue até a ferida, acelera o processo de cura e reduz o tamanho da cicatriz.
• Úlcera:
Aloe destrói a bactéria que causa a úlcera péptica em 92 % dos casos.
• Indicação de Tratamentos:
Analgésico, afta, asma, anemia, abscessos, acne, alergias, amigdalite, arteriosclerose, artrite, artrose, asma, arritmia cardíaca, cicatrização, câncer, combate os efeitos colaterais da rádio e da quimioterapia, cólicas, câimbras, catarata, cistite, colite, cabelos quebradiços e frágeis, diabetes (o Aloe baixa a glicose no sangue em até 70% dos casos, portanto muita atenção para a taxa de glicose, pois não permanece a mesma) depressão, doenças de pele, depuração do sangue, dor de cabeça, derrame cerebral, doenças do coração em geral, doença dos olhos, doenças femininas ( útero e ovários), diminui a fome, eczemas, erisipela, escaras,febre, feridas venéreas, função renal, fadiga, fibromialgia, furúnculos ,gripes, gastrite, úlceras, gota, hemorróidas, hepatite, cirrose, herpes, hidratação da pele, hipertensão arterial, infecções da bexiga, impotência (Viagra), leucemia, mal de Parkinson, mau hálito, neurites(inflamação dos nervos),normalização do ciclo menstrual, otite, pé de atleta,picadas e mordidas de insetos e animais, prisão de ventre, purificados, psoríase, queimaduras, resfriados, redução do nível de colesterol, reumatismo, sangramento da gengiva, sinusite, tuberculose, úlceras de duodeno , úlceras no estômago( pépticas), urticária, varizes, vermes, etc...
Resumo das propriedades do Aloe:
1. É um limpador natural devido à presença de Saponinas;
2. Penetra no tecido graças ao conteúdo de Lignina;
3. Alivia a dor dos tecidos na zona onde é aplicada, mesmo nas camadas mais profundas;
4. É bacterecida, viricida, fungicida, quando usada em grande concentração em contato com os agentes;
5. Reduz hemorragias;
6. É excelente anti-inflamatório;
7. Age como anti-prurítico fazendo desaparecer o prurido e o ardor;
8. É um hidratante natural da pele;
9. Ajuda a manter o fluxo sangüineo, dilatando os capilares;
10. Eficaz contra cepas virulentas de triconomas vaginais.
11. Excelente anti-séptico e analgésico;
12. Tem efeito antitóxico. Conforme informação do Dr. Steimberg ao Departamento de Venenos, o Aloe aumenta as reservas do corpo para neutralizar distintos venenos neurotóxicos e necrotizantes;
13. Proporciona uma ampla variedade de vitaminas, minerais,
enzimas e aminoácidos, tanto os essenciais como os secundários.
6. A FÓRMULA SECRETA
Embora os cientistas não tenham descoberto ainda todos os segredos do funcionamento do Aloe Vera, eles sabem que é a "mistura específica dos ingredientes" no Aloe Vera que é responsável em dar a planta seu alto teor de poderes curativos.
O principal polissacarídeo presente foi determinado que é um Glucomanann (fibra vegetal). É provável que as propriedades benéficas do extrato do gel não sejam somente devidas aos polissacarídeos, mas mais propriamente a um efeito sinergético destes componentes com outras substâncias presentes, tais como as que encontramos dentro de uma folha de Aloe.
Uma planta COMPLETA:
São mais de 300 diferentes substâncias vitais como:
1. Vitaminas e Sais minerais:
Vitamina A, excelente para a visão, cabelo e pele.
Vitaminas B1, B5, B6 e B12, ótimas para o Sistema Nervoso Central e periférico. Ajudam no metabolismo de gordura e proteína e ajudam a sintetizar anticorpos.
Vitamina C, responsável pelo fortalecimento do Sistema Circulatório, promovendo com isto uma boa circulação, evitando o cansaço, a gripe e o envelhecimento precoce.
Vitamina E, combate o envelhecimento.
Potássio, colabora para a manutenção do ritmo cardíaco, além de estimular as funções renais, necessário para a atividade muscular normal.
Cálcio, faz ativação de enzimas, formação de ossos e dentes, contribui para a coagulação do sangue e contração muscular.
Sódio, trabalhando junto com o potássio, estabiliza o nível de hidratação do organismo.
Cobre, importante para a absorção de ferro e formação de células vermelhas do sangue.
Zinco, necessário aos tecidos cerebrais.
Ferro, produção de glóbulos vermelhos, ajuda na coagulação do sangue, mantém o equilíbrio interno do organismo, produz energia e leva às células o oxigênio que os pulmões respiram.
Magnésio, é constituinte do osso e regula as funções musculares.
Manganês, ajuda na formação de ossos, cartilagem e sangue.
*Cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, zinco que, combinados entre si, são essenciais para uma boa saúde.
2. Enzimas (aliase, alcalinase, fosfatase, amilase, carboxipeptidase, catalase, celulase, lipase e peroxidase).
Atuam nos processos digestivos, acelerando o metabolismo e, portanto, favorecendo a eliminação de toxinas, colesterol e obesidade.
3. Aminoácidos: O corpo humano precisa de 22 aminoácidos, os construtores das proteínas, e o Aloe possui 20 deles. E mais importante ainda, é que ele fornece 7 dos 8 aminoácidos considerados essenciais que não podem ser produzidos pelo corpo e por isso precisam ser adquiridos diariamente pois eles regeneram e recuperam os tecidos.
4. Hormônios (auxinas e giberilinas)
Auxiliam na cicatrização e ação antiinflamatória.
5. Princípios ativos fitoterápicos tais como Lignina.
Lignina é um polímero de alto poder de penetração, hidratação e nutrição da pele.
6. Complexos antraquinônicos (aloe emodim, ácido aloético, antracina, antranol, barbaloin, ácido crisofônico, óleo etéreo, éster do ácido cinamônico, isobarbaloin e resistanol) que agem como analgésico, anti-inflamatório nas dores de coluna e dores em geral. Possui atividade antibacteriana, fungicida e antiviral.
7. Saponinas (glicosídeos) com ação anti-séptica e de limpeza, é uma substância que aplica uma potente função antimicrobial contra as bactérias, vírus e fungos como cândida e micoses.
8. Açúcares (mono e polissacarídeos) com ação antiinflamatória e a Acemanann que ativa o sistema imunológico na defesa de vírus, bactérias e poluição ambiental.
9. Esteróides (fornece 4 principais esteróides de plantas: colesterol, campesterol, lupeol e Beta sitosterol) que são agentes antiinflamatórios e o lupeol também possui propriedades anti-sépticas e analgésicas.
10. Sais Minerais: possui 9 minerais: magnésio, manganês, zinco, cobre, cromo, cálcio, potássio, ferro e sódio, essenciais para a boa saúde e que, combinados com outras vitaminas, melhora seu desempenho.
7. SUGESTÃO DE CONSUMO:
Tomar 25ml, 2 vezes ao dia. Para a cura, iniciar o uso de 3 vezes ao dia de preferência em jejum ou se preferir 1 a 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia.
Se for usado para amigdalite, afta, herpes, gengivite: deverá ser feito bochechos e gargarejo.
Crianças: meia dose (15ml) cedo, ou 1 colher de sobremesa 3 vezes ao dia
Precauções:
Alergias: Menos de 1% das pessoas são alérgicas ao Aloe Vera . Para testar basta aplicar um pouquinho do gel mantendo por dois minutos sobre a pele atrás da orelha. Se neste local surgir uma mancha avermelhada ou coceira a pessoa é alérgica, e não deverá de maneira nenhuma utilizar o aloe.
ALOÍNA: Aloína é uma substância bem próxima à casca da planta que em muitos casos provoca diarréia e dá ao gel um sabor amargo. Graças à evolução na extração do gel, hoje, a tecnologia nos permite separar e rejeitar essa substância. Produtos caseiros, por não passarem por testes em laboratório, sempre contém uma quantidade de Aloína, o que causa efeitos indesejáveis.
Para se certificar de que está tomando um suco de Aloe de perfeita qualidade, procure produtos industrializados que não contenham aloína e que não passem por processos de aquecimento, pois isso causa a perda de muitas substâncias importantes para sua saúde.
Consulte um médico sempre que houver necessidade. Não interrompa seu tratamento com medicamentos por conta própria. Lembramos que Aloe Vera não é um medicamento, e, portanto não deve ser usado para este fim.
Assinar:
Postagens (Atom)